domingo, 27 de setembro de 2009

Caixinha de Guardar o Tempo

Como é divertido encontrar um livro ou uma folha que seja com uma boa estória, foi assim que folheando uma revista encontrei uma que vale apena ler para uma criança ou até mesmo fazer com que ela leia por ela mesma e tire suas próprias conclusões.


Vamos lá?


Caixinha de guardar o tempo


Lia não sabia muito sobre o tempo e ainda menos sobre a falta que o tempo fazia.
Tinha todo o tempo do mundo pra correr, brincar e ver tudo o que via, fazer o que queria bordando na infância sua colcha de alegria.
Entendia sim, e bastante, sobre uma tal de saudade, que é do tempo também uma fantasia.
Sabia que a saudade às vezes até doia; era assim uma vontade que no peito não cabia de ver alguém que não podia ou de fazer algo que já não fazia
Para dar conta de tanta saudade que sentia das coisas que nem sabia, a menina inventou então uma caixinha de guardar o tempo, o tempo que melhor vivia.
Sem querer descobriu a memória que podia pescar qualquer tempo e plantar na lembrança tudo o que ela queria.
Na caixinha ia parar: folha da árvore que caia, a gota da chuva que chovia, o medo que ela escondia, os bilhetes que ela escrevia, os desenhos que ela fazia, um tempo que ela sabia que não perdia, a imensidão dos sentimentos que ela vivia e a história da vida que ela tecia.
Lia guardou o tempo, que passou tbm para ela, agora, depois dos filhos, netos e bisnetos, muitas coisas ela já sabia e ainda aprendia.
Na caixinha de guardar o tempo, Lia juntou poesia e fotografia com as flores que sempre colhia, com os sonhos que ela nunca adormecia.
E tudo o que sentia era a imensa alegria de ter guardado com carinho o melhor de cada dia!


Esse texto foi escrito por Alessandra Pontes Roscoe, achei genial o jogo de palavras utilizado por ela.

Um grande abraço aos que apreciam a boa leitura e àqueles que querem conquistar o novo hábito.

3 comentários:

  1. Oi querida... vim retribuir o carinho e dizer q adorei seu blog Bjs

    ResponderExcluir
  2. Juliana,
    Fiquei muito feliz em ver que você abriu minha caixinha de guardar o tempo por aqui. Para saber mais sobre o meu trabalho, passe lá no meu blog http://contoscantoseencantos.blogspot.com
    Há dicas de leitura, ilustrações e uma campanha por mais livro nas TVs
    Grande abraço e um feliz 2010!
    Alessandra Roscoe

    ResponderExcluir
  3. Juliana, Caixinha de guarar o tempo agora é um livro que acaba de desembarcar nas livrarias, com lindas e inspiradas ilustrações de Alexandre Rampazzo, publicado pela editora Gaivota.
    Grande beijo e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir